About this Blog

Featured

DVR: Placa de Captura ou Stand-Alone?

Toda semana alguem me pergunta qual a melhor opção entre os DVRs existentes. Vou explicar rapidamente as vantagens de cada um.


Placas de Captura

As placas de captura são uma adaptação de um computador para receber, gerenciar e transmitir as imagens das câmeras. Ela faz a conversão do sinal de analógico para digital.

Vantagens: baixo custo de aquisição, baixo custo de conserto, permite o uso do PC para outros fins, permite a utilização de softwares comuns para otimizar o sistema, muito versátil.

Desvantagens: geralmente utiliza plataforma Windows (ocorrendo rarissimos travamentos).


Stand Alone

Os Stand-Alone são equipamentos desenvolvidos especificamente para ser utilizado em CFTV. Isso quer dizer que, teóricamente, tem um desempenho melhor que um computador. Geralmente a plataforma é Linux ou uma proprietária. Não há necessidade do computador.

Vantagens: mais estável (por não utilizar Windows), mais seguro contra virus e trojan-horse.

Desvantagens: aquisição mais cara, o reparo pode levar 30 dias (pois apenas o fabricante pode abrir a caixa), geralmente não permite atualizações, não permite upgrades ou expansões.


Conclusão

Quando ocorre uma pane (queima uma fonte, memória, sujeira,..) o Stand Alone deve ser retirado do local e encaminhado para a Assistência Técnica do fabricante. Isso pode demorar até 30 dias para o reparo e geralmente há algum custo.

No caso ocorrendo com um computador com Placa de Captura, a solução é bem mais simples. Muitas empresas têm conhecimento de hardware e podem, com facilidade e baixo custo, trocar a peça avariada.

Quanto à establidade, é recomendado um computador com Windows Original e sempre atualizado para evitar problemas. Tendo uma empresa especializada na manutenção do sistema as ocorrencias são raríssimas.

Sempre fui contra o uso de Stand Alone em situações simples como uma empresa, loja ou condomínio. Os melhores usos desses equipamentos são em locais de extrema segurança (aeroportos, estádios, ...) e onde há um servidor de backup à disposição.